Zona Norte de Osasco tem rede coletora de esgoto ampliada

Cidades Destaque

Em breve, novas residências da zona Norte de Osasco contarão com rede de captação de esgoto. A ampliação do sistema, solicitada pelo prefeito Rogério Lins e comandada pela Sabesp, já está em curso na Avenida Presidente Médici e beneficiará os bairros Parque Bandeirantes, Parque Industrial Mazzei e Jardim Mutinga. As obras são fundamentais para a coleta e tratamento de esgoto naquela região da cidade.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado, estão previstos mais de R$ 500 milhões em investimentos para ampliação e melhorias no esgotamento sanitário de Osasco. Ainda segundo a empresa, o município conta hoje com 847 Km de redes coletoras de esgoto.

Em 2020 já foram assentados 10,6 Km, sendo 7,6 Km na zona norte e 3Km na zona Sul. A ação resultou na implantação de 7.360 novas ligações à rede coletora de esgoto, beneficiando cerca de 25 mil moradores de bairros como Jardim Mutinga, Jardim Rochdale, Munhoz Júnior, Jardim Canaã, Colinas D’Oeste, Portal D’Oeste, IAPI, Jardim Piratininga e Vila Menck, entre outros.

As obras prosseguem em 2021, entre elas a implantação do Interceptor ITi-5, que deve ser finalizada no segundo semestre e permitirá encaminhar o esgoto coletado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barueri.

Conforme informou a Sabesp, estão em fase de revisão final os projetos referentes aos coletores tronco que serão interligados a este interceptor e que atenderão boa parte dos bairros da zona Norte, inclusive o Rochdale e o Piratininga. A licitação dessas obras está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

A coleta de esgoto é mensurada de duas formas: pelo índice de cobertura, que mostra quantas ligações domiciliares no município já podem se conectar à rede coletora de esgoto, e pelo índice de atendimento, que indica quantas ligações estão efetivamente conectadas à rede disponível.

Cada morador ou dono de imóvel em área onde há coleta de esgoto disponível deve verificar se a propriedade está conectada à rede. Caso não esteja, deve solicitar a ligação para que o esgoto possa ser coletado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *