A Covid-19 pode se manifestar na pele?

Colunistas Dra Simone neri

Alguns estudos recentes sugerem que sim, mas ainda é cedo para afirmar. Na dúvida, um dermatologista pode ajudar no diagnóstico.

A pele é o maior órgão do corpo humano e como tal, pode apresentar manifestações de doenças sistêmicas como alterações metabólicas (por exemplo diabetes e hipotireoidismo), ou infecciosas como dengue, sarampo etc. Dessa forma, pode apresentar manifestações da Covid-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2, o coronavírus. É o que sugerem alguns artigos recentes, publicados por médicos europeus, que demonstraram algumas manifestações do vírus na pele.

Dermatologistas franceses alertaram equipes da saúde sobre essas manifestações cutâneas da Covid-19, principalmente o “rush cutâneo”, caracterizado por um vermelhão persistente na pele, que pode ou não ser pruriginoso, além de alterações da coloração de extremidades, como lesões arroxeadas nos dedos das mãos e dos pés, semelhantes a pseudocongelamento.

Esses sinais clínicos de pele devem ser somados aos demais sintomas clínicos como quadro respiratório de tosse, febre e mal estar geral, porém, prestar atenção às alterações de pele e procurar imediatamente um médico dermatologista pode trazer muitos benefícios na elucidação diagnóstica da Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *