Bons Resultados

Ao final de 2016, o então presidente da Câmara de Osasco, Jair Assaf assinava junto ao Ministério Público, umTermo de Ajuste e Conduta em que o Legislativo se comprometia a realizar um enorme enxugamento administrativo na Casa, o foco foi a redução dos assessores dos 21 vereadores que passou dos 20 para oito a cada um, apenas. Outro acerto foi a obrigatoriedade nos concursos públicos que também foi realizado por seu sucessor na presidência da Casa Dr. Elissandro Lindoso, que terminou seu mandato em dezembro de 2018. Passados, 28 meses chega agora a grata notícia sobre levantamentos realizados pelo TCE, órgão estadual fiscalizador dos Legislativos e Executivos do Estado de São Paulo, em que a cidade de Osasco está classificada como a segunda casa de leis mais enxuta da Região. Em primeiro está Carapicuíba.

 

Vale refeição a todos

Uma indicação do vereador Alex da Academia (PDT), pode acabar com o Restaurante do Servidor, inaugurado ainda no governo Celso Giglio, e que serve para os servidores em geral da prefeitura de Osasco, que pela localização beneficia somente aqueles que trabalham no prédio da prefeitura e locais públicos próximos. Alex quer que o prefeito ao invés de ter despesas com o atual sistema, mude com o vale-refeição que serviria a todos, independentemente e onde prestam o serviço. Para o vereador, os funcionários que têm o benefício do vale-refeição ganham mais liberdade para escolher o local e adquirirem a comida de sua preferência.

 

Apenas 30 minutos

Em breve a Câmara de Osasco, terá disponibilizado o pouco tempo das sessões, na primeira parte denominada expediente, que é utilizado atualmente somente para discutir Moções, sendo que cada vereador tem o tempo de cinco minutos para apresentar e ou para discutir a Moção de um colega. Com isso 90 minutos inviabiliza as discussões e projetos dentro do Expediente. Mas, uma proposta de Resolução da Mesa presidida por Ribamar Silva (PRP) deve modificar o Regimento Interno da Casa, e com isso o tempo disponibilizado às tais moções será de apenas 30 minutos. Para saber quem mais usa desse artifício, para se ocupar de maior tempo na tribuna, basta entrar no site da Câmara e acessar pautas das sessões. Como prometi não mais falar ou escrever o nome de determinado vereador aqui, deixo a questão para ser consultada. Para se ter uma ideia somente em 2018, foram 543 ao longo do ano, e o tal vereador foi o recordista.

 

Contas rejeitadas

O ex-presidente da Câmara de Barueri, Carlinhos do Açougue (DEM) teve as contas de 2015 rejeitadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo. Quando presidente, Carlinhos fazia questão em mencionar que as economias promovidas por ele não o prejudicariam. Foram ações como o controle dos automóveis dos vereadores que não poderiam sair do município sem autorização e não uso dos mesmos em finais de semana aliada ao enxugamento com a redução de assessores. Outra novidade, para acontecer, será a aprovação ou reprovação das contas do ex-prefeito Gil Arantes que já está na Câmara pronta para ser apreciada. Alguns colegas comentam que Gil terá as contas rejeitadas assim como seu parceiro Carlinhos do Açougue. O motivo, a quantidade de vereadores que fazem parte do grupo do prefeito Rubens Furlan (PSDB).

 

Fusão ainda é assunto

Uma conversa que um vereador lançou, quando da sessão ordinária da Câmara de Osasco, deixa em pé um assunto abordado aqui há semanas. E vai que é verdade. Afinal, o tal “fuxico” gerou em torno do vereador Ribamar Silva, que é o presidente da Câmara e o prefeito Rogério Lins. Na conversa estava a afirmativa que tanto Ribamar quanto Rogério Lins estariam muito interessados em se filiar ao PSDB. Como há semanas venho afirmando, nesta coluna, que ambos receberam convite do DEM, semana passada o governador João Doria afirmou que a fusão de DEM e PSDB pode se tornar realidade, nada é improvável neste momento.

 

Bela homenagem

Uma Moção, assinada por todos vereadores de Santana de Parnaíba, parabeniza os organizadores da 132ª Festa do Cururuquara, evento que tem como objetivo comemorar a resistência negra desde 1888. Esta festa acontece anualmente, sempre em maio, e os afrodescendentes que ainda moram no Cururuquara fazem questão de celebrar esta data, resgatando suas raízes com a apresentação de sambas de roda, que tem origem na cultura de seus ancestrais.

 

E Parnaíba, pela sexta vez

O Instituto “Sou da Paz” divulgou um boletim sobre o índice de exposição a crimes violentos das cidades paulistas em 2018. Entre os municípios da região oeste com mais de 100 mil habitantes, a vizinha Santana de Parnaíba reduziu em 2018 com as seguintes quedas: 42% as incidências de crimes violentos da região em comparação a 2017, caindo de 71º para a 26º posição ficando à frente de municípios como Barueri (67º), Carapicuíba (87º), Osasco (115º), Jandira (117º) e Itapevi (126º). Nos casos dos crimes de estupro, o número de ocorrências na cidade teve uma redução de 22% (de 39,6% para 17,2%). Estes dados, coloca a cidade, pelo 6º ano consecutivo, Santana de Parnaíba como a mais segura da região metropolitana e reforçam a eficiência das forças de segurança do município.

 

Josias agradece Maio Amarelo 

O vereador de Osasco, Josias da Juco (PSD) encaminhou na última sessão de terça-feira uma Moção de Apoio ao movimento Maio Amarelo, implantado no município através da Lei Municipal 4.837 de 2017, de autoria do próprio. “O Maio Amarelo é um movimento nacional que nasceu através de outro movimento; o Novembro Azul que serve para alertar o câncer de próstata. Já o Maio Amarelo, tem por objetivo a educação no trânsito em defesa da vida e maior segurança. O sentido é chamar a atenção dos altos índices de mortes, feridos e sequelados no país”, justificou o vereador.

Praticidade chega a Itapevi

A partir de agora, o Resolve Fácil será um excelente equipamento público para diminuir a burocracia e agilizar a vida de todos os munícipes de Itapevi. O ato de inauguração teve a presença do vice-governador de São Paulo Rodrigo Garcia, e aconteceu na quarta-feira. Localizado na Rua José Michelotti, 347 – Cidade Saúde. O Resolve Fácil, é um órgão aberto para a população que atenderá a emissão de diversos documentos como a emissão de RG, Carteira de Trabalho e CNH. Além disso, a população pode utilizar serviços da Prefeitura, Receita Municipal, Procon e Sabesp, dentre outros – tudo num só lugar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here