Engenho Novo ganha nova UBS nesta quarta, 22

Capa Cidades

A obra da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Engenho Novo está concluída e a mudança está sendo feita. Na quarta-feira (dia 22), os atendimentos já passam a acontecer no novo prédio: amplo, arejado e com inúmeras possibilidades para oferecer um atendimento ainda melhor aos moradores da região. Atualmente a UBS Maria de Lourdes Hernandez Matos recebe uma média de 1.100 pessoas por dia, chegando a 32 mil atendimentos ao mês.

Durante este período em que o mundo enfrenta a pandemia causada pelo novo coronavírus, todas as UBSs de Barueri tiveram suas rotinas reconfiguradas, dedicando-se ao atendimento de sintomáticos da doença e aos casos mais prioritários, como pré-natais, menores de um ano, além de diabéticos e hipertensos descompensados. O novo prédio iniciará as atividades obedecendo a essa formatação, mas assim que a pandemia for controlada, a população terá acesso a uma infraestrutura completa e modernizada.

O horário de atendimento da UBS permanece o mesmo: das 7 às 19h. O novo endereço é rua Maria de Fátima, 591, Engenho Novo.

Mais uma grande UBS
As novas instalações contam com quatro pisos. No térreo ficam a primeira recepção, a farmácia, que tem uma entrada independente, sala da enfermeira responsável técnica da unidade, sala administrativa e dois consultórios de psiquiatria.

O primeiro andar abriga uma segunda recepção dedicada aos atendimentos relativos a consultas marcadas, retirada de exames etc. E como é a ala onde se concentram todos os consultórios de enfermagem, conta com ambientes para aferição de pressão, inalação, reidratação, curativo, triagem, acolhimento e sala de coleta de Papanicolau.

Já o segundo piso é onde estão os quatro consultórios de clínica geral e uma sala de reuniões. No terceiro e último pavimento ficam o consultório dentário, dois consultórios de pediatria, três consultórios de ginecologia, a sala de psicologia e assistência social e o Núcleo de Vigilância em Saúde.

O novo prédio é totalmente acessível a pessoas com deficiência e todos os andares têm banheiros adaptados. Com a nova estrutura será possível trazer mais um psicólogo para a unidade, além de incluir uma fonoaudióloga e um nutricionista à gama de especialistas. Há também uma área de vivência para que funcionários possam socializar durante horários de almoço e um belo jardim que, futuramente, pode abrigar uma horta comunitária.

Para uma das gestoras da unidade, Ilda Tenório de Alcântara, as novas instalações trarão ganhos para funcionários e pacientes. “Essa nova unidade vai atender bastante a população em todos os sentidos. Tanto pra nós, funcionários, que vamos ter um ambiente totalmente salubre pra trabalhar, com todas as condições certinhas, dentro das normas, quanto pra população, que vai ter um espaço muito maior. Nós vamos poder fazer um acolhimento muito melhor da população, porque o prédio está muito bem dividido, muito bem estruturado, foi muito bem feito e tem uma acessibilidade muito boa”, destaca a servidora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *