Escola Estadual de Osasco mostra que é possível uma educação pública de qualidade

Cidades Destaque

Escola Estadual José Geraldo Vieira atinge pela 2ª vez índice do IDEB, consolidando-se como uma das melhores escolas públicas de ensino médio em período integral do Estado de São Paulo

A Escola Estadual José Geraldo Vieira alcançou, pela 2ª vez consecutiva, a meta estabelecida pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Esse índice é calculado pelo SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), através da Prova Brasil, realizada a cada dois anos. A avaliação é composta por provas de Língua Portuguesa e Matemática. Após a realização do exame, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) faz o levantamento dos dados e envia o boletim de desempenho individual e demais informações para as escolas participantes.

Na prova de 2019, a escola atingiu a média de 5,7, sendo a meta projetada de 4,8. Os alunos conseguiram também atingir as metas estabelecidas pelo IDESP, através do SARESP nos anos de 2017, 2018 e 2019. Em 2017, índice obtido foi de 3,31, sendo a meta 2,99. Já em 2018, nosso índice foi de 3,85, sendo proposta para esse a meta de 3,44. Em 2020, consolidou-se na liderança da educação pública em Osasco, atingindo a nota 4,52.

Além destas conquistas, os alunos participam com êxito de Olimpíadas estudantis como a ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) e a CUCo (Competição USP de Conhecimentos). Tais índices, tanto estaduais quanto federais, foram conseguidos através de muito empenho, dedicação e trabalho, tanto por parte dos alunos como dos professores, funcionários e equipe gestora. “Tais resultados só são possíveis quando há o comprometimento e a colaboração de todos os envolvidos, criando um sentimento de corresponsabilidade para com a escola e, principalmente, com o aprendizado do aluno”, declara o Prof. Teder Sacoman, diretor da Unidade Escolar.

A gestão democrática da escola faz com que as propostas oferecidas aos alunos permitam o seu protagonismo e autonomia, formando cidadãos para uma sociedade cada vez mais justa e igualitária. Localizada no bairro do Jardim Oriental e fundada em 1977, a Escola Estadual José Geraldo Vieira oferece aos seus alunos o Programa de Ensino Integral de Ensino Médio desde 2015, com as disciplinas da Base Nacional Comum, Disciplinas Eletivas, Atividades Complementares e os Clubes Juvenis. Dispõe também de quadras poliesportivas, laboratórios, sala de leitura, sala de informática e um ambiente de convívio social agradável, sendo este último um dos motivos pela grande procura pelos pais e responsáveis por uma vaga para os alunos que estão em idade de cursar o Ensino Médio.

15 thoughts on “Escola Estadual de Osasco mostra que é possível uma educação pública de qualidade

    1. Ótima escola, mais não podemos de parabenizar a todos integrantes da escola, desde os faxineiros ao Diretor. Que 2021 seja um ano de muito sucesso e realizações.

  1. Excelente escola, prepara muito bem os alunos, não só academicamente falando, mas também para a vida, formando bons cidadãos, com conceitos de empatia, respeito ao próximo, comprometimento e responsabilidade com o coletivo. São formadores de opinião. Muito orgulho de minha filha fazer parte desta instituição.

  2. Minha filha estuda nessa escola. Amo de verdade o ensinamento e o diretor. Professores competentes. Minha filha ama ir a escola. Merecido o prêmio. Diretor Teder está de parabéns.

  3. Muito orgulho de trabalhar nessa escola. Não temos colegas de trabalho ou alunos, somos como uma imensa família, pois o nosso trabalho é pautado na responsabilidade humana.

  4. Sinceramente não imaginava o quão boa é essa escola,minha filha está no segundo ano cursando nesta escola ,e eu só tenho dizer coisas boas!
    Excelente ensino, excelentes profissionais , professores,direção,as tias da cozinha e da limpeza.
    Parabéns a todos da escola!!!!!
    A palavra que fica é gratidão a todos vocês❤️

  5. Fico feliz em ter estudo nessa escola, de ter feito parte disso desde o começo! Ver a evolução dessa escola me deixa cada dia mais feliz.

  6. Nossa na minha época era muito boa essa escola, professores ótimos, ótima recordação, e vários amigos …
    Fico até contente de vê essa notícia, u má vez que alguns dos meus professores saíram dessa escola, por motivo de violência dos alunos..
    Mais vejo que , agora voltou o que era.

  7. Orgulho de estudar nessa escola! O JGV é um exemplo de como todas as escolas públicas deveriam ser, a qualidade da nossa escola não deveria ser uma exceção, e sim um padrão.

  8. Parabenizo mais uma vez as equipes de trabalho e principalmente aos alunos do “J G V” ! Minha escola do coração, onde fui diretora efetiva por 15 anos. Quando assumi está escola, era uma escola estigmatizada como uma escola de menos valia. Tenho muito orgulho de por meio de muito trabalho, dedicação, coragem e “raça” tranformá-la numa verdadeira Instituição de Ensino. Foi em 2015 que aceitei o desafio de entrar no Programa de Ensino Integral , não foi simples, mas com muito trabalho, com equipe docente e de apoio conseguimos consolidar o Programa que até o presente tem se mostrado positivo, com ótimos resultados. Parabenizo meu sucessor Professor Teder por ter dado continuidade ao meu trabalho com maestria como gestor. Muito orgulho do nosso “JGV”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *