Vacinação contra a Febre Amarela acontece em parques e Ubs’s da região

Cidades

Neste sábado, 29, algumas cidades da região oeste vão promover o Dia D da vacinação contra a Febre Amarela, as doses serão dadas em parques de Carapicuíba, shopping e Unidades Básicas de Sáude de Osasco. Barueri não terá vacinação pois já bateu a meta vacinal contra a doença


 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no sábado, 29, o “Dia D” de vacinação contra a febre amarela. O esquema vacinal consiste em uma dose única, a partir dos 9 meses de idade. Quem já foi vacinado não precisa tomar a vacina de novo – a menos que tenha sido imunizado com a dose fracionada.
A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses, gestantes, portadores de HIV com imunossupressão grave (células CD4<200 células/mm³), pessoas em tratamento de quimioterapia, submetidos a transplantes de órgãos, portadores de lúpus eritematoso sistêmico e que já tiveram história pregressa de doenças do timo.
A febre amarela é uma doença grave e a imunização é a forma mais eficaz para a prevenção e o controle da doença. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, de janeiro a junho de 2019, foram confirmados 66 casos autóctones de febre amarela no estado, sendo que 12 deles evoluíram para óbitos. Em Osasco não houve nenhum caso confirmado da doença nos anos de 2018 e 2019.
O objetivo do “Dia D” é melhorar a cobertura vacinal da febre amarela que, atualmente, em Osasco é de 40,7%. Para tomar a vacina, o munícipe deve comparecer a um dos postos de vacinação portando documento de identidade e, se possível, a carteira de vacinação e o cartão SUS. Em Osasco serão três postos de vacinação no sábado, 29. Quem não puder comparecer, também poderá ser vacinado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), durante o horário regular de funcionamento.

Serviços

Osasco
Sábado, 29 – das 8h às 16h
Região central – Posto Volante no Osasco Plaza Shopping
Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81 – Centro
Zona Sul – UBS Maria Pia de Oliveira
Rua Saturno, 48 – Santo Antônio
Zona Norte – UBS José Groff
Avenida Bandeirantes, 550 – Aliança

Carapicuíba
A Secretaria de Estado da Saúde iniciou neste mês de junho campanha de vacinação contra a febre amarela. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal em São Paulo, que atualmente é de 71,6%. Neste sábado (29) acontece o Dia D de vacinação em diversos municípios, inclusive em Carapicuíba.
Os moradores que ainda não tomaram a vacina poderão se imunizar em quatro pontos da cidade. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão aplicando as doses nos parques Gabriel Chucre, Paturis, Planalto e Aldeia, no período das 8h às 16 horas. Os munícipes devem levar o cartão SUS e a carteira de vacinação.A vacina contra a febre amarela também está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (exceto a UFS Vila Dirce) de segunda a sexta-feira, a partir das 8 horas.

Barueri
Graças ao empenho das equipes da Secretaria de Saúde e a grande colaboração da população, Barueri alcançou uma cobertura vacinal contra a febre amarela de 99,4%. Devido a esse desempenho, o município não participará do “dia D” de vacinação que ocorrerá em algumas cidades do estado de São Paulo no próximo sábado (dia 29).
De acordo com as diretrizes estipuladas pela Secretaria de Estado da Saúde, as cidades que vacinaram mais de 90% não precisam participar do evento. De 2009 a 2018, Barueri aplicou 247.399 doses da vacina. Em 2018, a população do município era estimada em 248.881 pessoas.
Barueri fez bonito diante das cidades vizinhas: Carapicuíba teve uma cobertura de 71,2%; Osasco vacinou, no período, 40,7%; Jandira cobriu 95,6% de sua população; em Itapevi, a vacina chegou a 95,4% da população; Santana de Parnaíba imunizou 89,7%. Das cidades mais próximas a Barueri, Pirapora do Bom Jesus foi a única a ultrapassar, com 109,4% de cobertura vacinal – a população da cidade é estimada em 16.194 pessoas.
A dose disponível nas UBSs de Barueri é a padrão, que vale por toda a vida. Quem tomou a dose fracionada, deverá tomar a vacina novamente dentro de oito anos. Até a metade do mês de setembro, Barueri havia imunizado 222.616 pessoas, sendo 174.152 com doses padrão e 48.464 com doses fracionadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *