Nenhum radicalismo é saudável

Quem leu a coluna da semana passada “MALHO PRA COMER” percebeu que essa expressão como um todo é bizarra e seguindo esse raciocínio resolvi complementar alguns pontos com o intuito de esclarecer que o equilíbrio ainda é a melhor maneira de lidar com as mudanças corporais e manter uma qualidade emocional ainda melhor.

Sabemos que o verão se aproxima e com ele a busca de conquistar a melhor performance para se sentir bem ao entrar naquela roupa de praia ainda é real, ai que entra a questão pelo o emagrecimento rápido, e alguns levam a risca a expressão “fecha a boca e corre”. Crendo que quanto mais malhar, mais calorias serão eliminadas e mais o emagrecimento surgirá e aqueles quilinhos adquiridos no decorrer do ano sumirá como mágica.

Porém, o excesso de atividade física seguido de uma baixa ingestão calórica bem menos do que o seu corpo precisa, o cérebro entende que essa ação está sendo prejudicial as funções básicas do organismo entrando em um período de alerta, ou seja, acaba armazenando energia para possíveis momentos de escassez atrapalhando o seu processo de emagrecimento.

E atitude como essa leva o corpo a se proteger de forma contrária do que se espera, pois irá reduzir o metabolismo, consequentemente aumentando as chances de armazenamento de gorduras, o que não é interessante no processo de emagrecimento, já que o emagrecimento será prejudicado por uma defesa própria do organismo.

Por uma questão de lógica se o treino é intenso, certamente a sua fome vai aumentar devido o gasto de calorias utilizados no determinado exercício. Então, respeite o seu corpo e sua fome. Busque se alimentar melhor, fazendo as refeições principais com qualidade e regularidade. Sempre que possível busque por alimentos in natura e diminuindo o consumo de ultra-processados, se hidratando bem e procure ter uma qualidade no sono.

Gostaria de frisar o valor de conduzir o seu tempo para apropriar-se de uma boa saúde.

Voltando um pouco na coluna da semana passada relatei o quanto metas viáveis tem maiores chances de atingir o objetivo e em conjunto com uma atividade física as chances são aumentadas para o êxito.

É necessário equilibrar as duas coisas para ver e ter resultado.

Além disso, significaria muito se aplicar um tempo à cozinha, já que a comida familiar/caseira é uma das formas mais eficiente para atingir o resultado. Parece difícil, dar conta de tudo nessa correria em que vivemos. Porém a sua saúde e seu bem-estar tem que ser prioridade. Então, respire e analise como sua rotina pode ser reorganizada de modo que a atividade física e a alimentação possam fazer parte da sua rotina de forma prazerosa e que não se torne um fardo ou mais uma promessa de final de ano.

Busque algo que te ajude também a relaxar e te motivar isso é essencial para que você consiga levar adiante.

“Não pare, se mexa e persista”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here