Pilar número 1 no Emagrecimento: Sono tranquilo

Colunistas Erika Barbosa

Está com dificuldade em iniciar o sono, acorda durante a noite, acorda de madrugada e não consegue mais dormir, ou até mesmo, dormi uma quantidade normal, mas, acorda indisposto pela manhã, cansado, com dores no corpo, irritado, desanimado e mal humorado, como se o sono não tivesse sido suficiente.

Para você entender melhor!

O seu corpo passa por vários ciclos de sono durante uma noite, sendo que o primeiro pode durar cerca de 70 -110 minutos por ciclo e vai aumentando no decorrer da noite, Em um indivíduo normal esse ciclo pode se repetir 4 a 6 vezes na noite, que chega numa média de 8 horas dormidas. Fatores que podem interferir essa qualidade de sono: idade, dormir tarde, ritmo circadiano, temperatura do ambiente, ingestão ilícita, doenças, comprometimento em concluir as fases, depressão, ansiedade, ingestão de bebidas alcoólicas, assim como problemas econômicos, familiares, profissionais ou hábitos errados na alimentação adquiridos ao longo da vida.

As 4 fases do sono

O sono é como um jogo, para chegar no final tem que ir passando de fase, com a única diferença que ao finalizar o ciclo, as mesmas fases recomeçam, entenda cada fase.

  1. Sono Leve – fase 1

Característica dessa fase é que a respiração se torna mais lenta, tem a sensação que está caindo, parece que ainda não está dormindo, essa fase tem a duração de uns 10 minutos, é possível acordar facilmente.

2. Sono leve – fase 2

Essa fase dura mais ou menos 20 minutos, o corpo já encontra relaxado e dormindo, sabe aquele ditado do “eu tenho sono leve, pois é a maioria das pessoas que tem dificuldade em dormir bem, passa mais tempo nessa fase, o corpo encontra relaxado, mas a mente continua atenta.

3. Sono Profundo – fase 3

Músculos estão relaxados por completo, o corpo encontra-se menos sensível a movimentos e barulhos, a mente está desligada “o sono de pedra”, ainda não tem sonhos, é a fase que o corpo faz toda recuperação corporal, cuida das pequenas lesões feitas durante o dia.

4. Sono REM – fase 4

Última fase, inicia após 110 minutos após ter adormecido e dura 10 minutos e a cada novo ciclo pode ir aumentando a duração podendo chegar a 30 minutos, aqui os sonhos aparecem, o ritmo cardíaco aumenta.

Uma noite mal dormida reflete diretamente no seu emagrecimento com chances de desenvolver distúrbios metabólicos incluindo diabetes e obesidade, agravando as chances de infecções e imunidade, além de desregular o eixo da fome e da saciedade. Além de toda recuperação corporal, o sono regula a função neuroendócrina (glicose/sensibilidade insulínica) ou seja o sono está diretamente ligado a modificação do paladar, aumentando o desejo de comer alimentos mais processados, doces e gordurosos, levando ao aumento de peso.

Melhore sua qualidade de vida, regulando o sono.

Vá para a cama cedo; desligue-se de tudo (tv, celular, leitura); crie uma ambiente aconchegante (sem iluminação, se achar viável coloque uma música ambiente); pratique uma atividade física durante o dia, tenha uma alimentação equilibrada, vá dormir após 2 a 3 horas da ultima refeição.

Com Carinho, Erika.

1 thought on “Pilar número 1 no Emagrecimento: Sono tranquilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *