Respira…

Para melhor nos relacionarmos com nosso corpo e mente a respiração é extremamente necessária.

Eu sei que nesse momento você pode pensar: “ah Erica, se estamos vivos é porque estamos respirando!”. Mas eu não estou falando dessa respiração automática para sobrevivência, estou falando da respiração consciente e dos benefícios que ela nos traz.

Atualmente a ciência já comprova os diversos benefícios da respiração consciente, usar a nossa capacidade respiratória em sua totalidade é uma habilidade muito importante que podemos desenvolver.

A respiração consciente pode mudar a forma que estamos nos relacionando com nosso corpo e com a nossa mente, ela nos possibilita aumentar a auto-observação e desacelerar, principalmente em períodos de crise.

Sabe esse momento que estamos vivendo? Esse mesmo, do coronavírus?

Então, o simples fato de respirar consciente pode nos auxiliar a passar por essa fase melhor, e acalmar todos os nossos medos e angústias.

Você já reparou como a sua respiração muda, conforme o seu estado emocional? Como ela fica mais curta quando se está com medo, ansiedade ou até mesmo estressado, e muito mais lenta e profunda quando você está mais relaxado(a), descansado(a)?

O que poucas pessoas sabem é que se soubermos utilizar a respiração como ferramenta terapêutica ela muda o nosso estado emocional, e não o contrário.

Então, quais os benefícios em tirar a respiração do automático?

  • Diminuição da pressão arterial
  • Aumento da função pulmonar
  • Melhoria no sistema imune
  • Melhora na digestão
  • Melhora na qualidade do sono
  • Diminuição de estresse
  • Diminuição da raiva
  • Diminuição da ansiedade
  • Produz estado de calmaria
  • Aumenta o foco, concentração e disposição.

Esses são apenas alguns dos benefícios.

Para começar adotar a respiração consciente no seu dia a dia é simples, se permita parar por 5 minutos, estando ou não em crise, sente-se em um local onde você fica confortável, feche seus olhos e respire lentamente observando todo o movimento do seu corpo e tente apenas deixar os pensamentos aparecerem e irem embora, não pegue nenhum deles. Faça essa respiração três vezes seguidas e já começará a perceber uma mudança.

Fazendo isso diariamente, você já começará a desenvolver uma melhor forma de se relacionar com as suas emoções.

Para aprender mais sobre como respirar consciente, você pode buscar nos aplicativos de vídeo por: respiração diafragmática, e exercite essa capacidade.

2 COMENTÁRIOS

    • Muito obrigada Marco, fico feliz que tenha gostado!
      Fique a vontade caso queira sugerir algum tema aqui para nossa coluna.

      Abraços.

      Erica Rodrigues
      Psicóloga e Professora
      CRP: 06/112999

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here