A importância da higiene mental

Todos os dias você toma banho, escova os dentes, lava a louça, mais de uma vez por semana limpa a casa, lava roupa, ou seja, você aprendeu muito bem como higienizar seu corpo e sua casa, mas e sua mente você higieniza? Você sabia que ela também precisa de “limpeza”?

Você já acordou se sentindo cansado(a)? Tendo a impressão de ter tido uma boa noite de sono, porém não descansou? Isso pode significar que sua mente precisa de uma limpeza. Quando você está cansado(a) fisicamente, um bom banho e uma boa noite de sono faz com que no dia seguinte você acorde renovado(a), mas com a mente é um pouco diferente.

O excesso de informações, tecnologia, cobrança externa, auto cobrança, estresse, tem deixado as pessoas com uma vida acelerada, com o cérebro sempre em alerta, sempre consciente e muitas vezes até atropelando os pensamentos e as atividades do dia a dia.

Costumo falar para as pessoas que nosso cérebro é como se fosse uma memória de celular ou computador, ele tem uma capacidade para obter informações e que no decorrer do dia a dia as pessoas precisam aprender a limpá-lo, assim evitando a sobrecarga, isso de forma consciente, mas nosso cérebro também guarda informações inconscientes, embasado nas experiências de vida, memórias que talvez você gostaria de esquecer.

Quando o celular está com a memória cheia ele começa travar, certo? Já as pessoas começam a adoecer, pois o corpo sente e começa a produzir doenças que nós psicólogos e médicos chamamos de doenças psicossomáticas, que são causadas por fatores emocionais (falarei disso em outra matéria), ou a gerar ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros distúrbios psicológicos.

Sabendo disso, separei algumas dicas que você pode utilizar diariamente como exercício de higiene mental.

  1. Separe um tempo para ficar em silêncio (5 minutos por dia já pode te ajudar);
  2. Diminua os estímulos externos por um tempo do seu dia (tv, internet, celular, redes sociais);
  3. Faça atividades físicas;
  4. Defina prioridades para o seu dia, e as resolva;
  5. Mantenha relacionamentos presenciais, marque de sair com seus(suas) amigos(as), familiares;
  6. Tenha tempo de qualidade (leitura, assista uma série, um filme);
  7. Pelo menos uma hora antes de dormir evite celular ou tv.

Com esses exercícios, você perceberá uma melhora na sua autoestima, vai se sentir mais calmo(a), relaxado(a), suas relações pessoais e profissionais tendem a melhorar.

E aí me diga! Já pensou em qual dica praticar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here