Como ter energia e disposição para treinar?

Praticar atividade física sem uma alimentação adequada deixa de ser algo saudável e passa a ser arriscado para o praticante.

Ter disposição e energia para um treinamento de força e funcional é essencial para obter bons resultados e evitar possíveis lesões, acontece que nem sempre a disposição de ir para a academia e fazer um treino produtivo ocorrem, devido a falta de energia que consequentemente esta ligada a uma alimentação incorreta.

Mais importante que passar horas suando a camisa é ter uma alimentação saudável e suficiente para cada etapa do seu treino, não apenas visando suplementos para um aporte total nutricional, a suplementação ajuda de inúmeras formas a favor do seu corpo desde que o mesmo esteja sadio e bem nutrido.

Se diariamente a alimentação não tem a quantidade necessária de nutrientes e vitaminas e principalmente se sua rotina de treino é intensa é bem provável que não terá energia para executar essa demanda, devido ao desgaste físico o corpo fica impossibilitado de realizar com êxito tantos exercícios por não ter um aporte nutricional adequado, ficando exposto a deficiências nutricionais, infecções e distúrbios hormonais.

E quando o assunto é alimentação na prática do exercício, tem que ter um olhar mais criterioso sobre a alimentação, o que muito se vê é idolatramento do pré e pós-treino e deixando de lado toda a rotina alimentar diária.

 

Como manter uma alimentação diária saudável para ter mais energia?

A quantidade de comida e nutrientes para cada individuo muda de acordo com o objetivo de cada praticante, tem que levar em consideração a rotina de treinos, composição corporal e biotipo de cada um. Por essa razão, o melhor a fazer é manter uma dieta que se adeque nos seus objetivos e nada de copiar a dieta do amiguinho ou da internet.

Quanto mais adaptada for a sua dieta mais resultados positivos terá, seja para quem deseja perder peso, ganhar massa, ou apenas definição muscular. Por via de regra, a alimentação deve ser fracionada ao longo do dia, melhor dizendo, aquela história que todo mundo já ouviu falar sobre comer de 3 em 3 horas é verdade.

Não se deve passar longos períodos em jejum, comportamentos assim pode levar com que a fome aumente e induza a consumir mais do que o necessário depois.

E a pergunta é o que comer? Essa resposta, não tem uma regra, varia de pessoa para pessoa. Mas de forma geral uma alimentação equilibrada que tem um aporte enérgico  gira em torno de cereais integrais, frutas,vegetais, laticínios, carnes e peixes, castanhas e até aquele chocolate e pipoca cabe dentro do seu planejamento.

A alimentação diária tem impacto direto na sua disposição para treinar. Diante disso, é imprescindível cuidar da qualidade nutricional e quantidade do que se ingere e não apenas no pré e pós treino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here