Osasco deve ganhar um novo deputado

Colunistas Nilson Martins

Um novo nome aparece para a disputa para prefeito de Osasco, trata-se do delegado da Polícia Civil de São Paulo deputado estadual Bruno Lima (PSL). Há tempos defensor dos animais, ganhou notoriedade quando da morte de uma cadela que depois foi denominada Manchinha num famoso hipermercado em Osasco em novembro de 2018. Candidato a deputado estadual no mesmo ano, teve 103.823 votos e em Osasco obteve 1.528 sufrágios. Em rápida conversa com o deputado, o mesmo indicou que muda para Osasco e sua transferência deve ocorrer nas próximas semanas. O prazo definido em Lei Eleitoral é de um ano antes da eleição. Portanto, em breve a cidade terá um novo representante na Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

Surpresa

Essa decisão, caso ocorra, deve gerar mudanças no partido com referência ao diretório municipal que tem o ortodontista Alexandre Bussab presidente da Executiva, é até então como o provável candidato pelo partido do presidente da República para a prefeitura de Osasco. Para o cirurgião, que foi pego de surpresa, é algo inadmissível a pessoa mudar pra Osasco somente por interesse de candidatura. “Fixar residência pra almejar um cargo político é dar um tiro no pé. Eu acredito que pelo PSL, acho que não. A não ser que esteja querendo outras coisas. É uma situação muito complicada, até constrangedora para o próprio partido”, reclamou Alexandre Bussab.

 

Voto distrital, a novidade nas eleições  

Essa semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a comentar sobre mudanças no sistema eleitoral para as eleições municipais de 2020. Para ele seria um “marco para a política” se houvesse um consenso em torno da aprovação de alterações no sistema eleitoral, que visa incluir o voto distrital misto em que o eleitor vota duas vezes. Uma para candidatos no distrito (região definida) e outra para a lista dos partidos (legenda). A metade das vagas vai para os candidatos eleitos por maioria simples. A outra metade é preenchida conforme o quociente eleitoral pelos candidatos da lista. Essa medida se aprovada, irá dar mais chances às lideranças de bairros e deve melhorar a atenção de vereadores com a região onde fica seu reduto.

 

Vamos pedalar 

A Câmara Municipal de Osasco aprovou na última terça-feira (20), o Projeto de Lei 125/2018 de autoria do vereador De Paula (PSDB) que institui na cidade o “Programa Bike Oz”. A intenção é estimular o uso de bicicletas como meio de transporte. Além deste projeto, outras duas propostas do tucano foram aprovadas: a que permite empresas a explorarem placas indicativas de nomes de ruas e a que obriga as empresas de telecomunicações a compensarem consumidores de Osasco. “Fico feliz que este projeto tenha sido aprovado pela Câmara. Nas cidades mais importantes dos países mais desenvolvidos do mundo, o uso de bicicletas se transformou em política pública. Penso que Osasco por seu tamanho e importância para o Brasil, precisava seguir este caminho. Demos um passo importante na cidade com a aprovação da criação do Bike Oz”, comemorou o autor do projeto.

 

Comissão de Ética

Anda rodando pelas comissões do Legislativo de Osasco, uma alteração no Regimento Interno deve criar a tão esperada Comissão de Ética. A partir de então, ofensas e ou outro tipo de ação negativa de algum vereador como desacato poderá ser punida com até a cassação do parlamentar em casos de atitude gravíssima.

 

Fusão DEM e PSDB deve ter o PSD

Outro assunto que deve render muito é a fusão de dois poderosos partidos; DEM e PSDB. Para essas eleições de 2020 (prefeito e vereadores) ambos partidos já devem estar unidos, o que seria um piloto para as eleições de 2022, após a fusão em 2021. A decisão de unificar e o apoio para 2020 chamou a atenção de outro partido; o PSD fundado pelo ex-prefeito da Capital Gilberto Kassab. Essa semana a grande mídia veiculou a informação que o PSD estaria também em negociações para entrar na fusão para as eleições de 2022 e provavelmente se juntar ao planejamento do pleito de 2020.

 

Osasco na lista  

Há tempos temos indicado que o prefeito Rogério Lins (Podemos), está namorando o DEM. O prazo para ele termina seis meses antes do pleito. O projeto DEM de Osasco inclui não só o prefeito como também alguns vereadores que vão tentar a reeleição. Com o fim das coligações, restará aos partidos se fortalecerem através de fusão, com isso PSDB e DEM já antecipa seu futuro político para 2022, mas de olho nas prefeituras com mais de 200 mil eleitores. E Osasco, que está chegando a 600 mil, muito peixe graúdo da política, anda interessado em tomar o poder na cidade.

 

Noite tucana

Um evento denominado JUNTOS POR OSASCO, sob a batuta do vereador Lindoso, deve reunir lideranças diversas para discutir o futuro e as oportunidades de crescimento econômico para a cidade. O encontro será realizado na ACEO, a Associação Comercial e Empresarial de Osasco. Entre os participantes, já confirmados, estão o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo e Presidente Estadual do PSDB Marco Vinholi, o Secretário Geral do PSDB SP, Carlos Balotta, além de outros debatedores que ainda devem marcar presença. Para o vereador e ex-presidente da Câmara Elissandro Lindoso, “a presença de lideranças como Marco Vinholi e Balotta no encontro em Osasco, fortalece as mudanças que a cidade precisa”. JUNTOS POR OSASCO será realizado na próxima segunda-feira, as 19hs, na ACEO Av. Dionysia Alves Barreto, 701, na Vila Osasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *